domingo, 2 de agosto de 2009

Metrossexual: vaidade desejada ou exacerbação?


Queridos leitores, gostaria de discutir com vocês um assunto que vem levantando muitas críticas e que hoje é visivelmente comum: o homem com vaidade excessiva, ou seja o metrossexual. Primeiramente, é importante esclarecer que o metrossexual foi um termo que surgiu por volta dos anos 90, através da junção das palavras metropolitano e heterossexual, ou seja, um homem heterossexual urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando muito do seu dinheiro e tempo em cosméticos, acessórios e roupas de marcas, tornando-se clientes assíduos de salões de beleza, centros de estética, academias de ginásticas, eventos e lugares fashion, entre outros.

O aparecimento mais recente deste termo está ligado à mudança de comportamento do homem no início do século XX, pois, assim como as mulheres, os homens começaram a serem vistos folheando revistas de moda (masculina é claro!) para saberem o que é e está na moda, procurando assim acompanhar as tendências, deixaram de cortar o cabelo frequentando assim, os salões de beleza, além é claro, de se preocuparem mais com os cuidados da pele, sentido-se menos embaraçados na hora de entrar numa perfumaria e adquirirem cosméticos para si. É importante lembrar, que nos anos 70 apenas alguns homossexuais masculinos se preocupavam com tais questões.


Segundo o americano Mark Simpson em entrevista à revista Veja (Ago/2004), o culto à própria imagem e a exacerbação do egocentrismo, no entanto, não são comportamentos saudáveis, pois a masculinidade narcisista e egocêntrica tem origem numa característica típica de sociedades como a nossa: o hiperconsumismo. Os heróis dos metrossexuais são, em geral, homens famosos por seu visual e seu estilo – mais do que por suas conquistas políticas ou intelectuais. A metrossexualidade faz, finalmente, com que o homem seja menos dependente da mulher, da família, embora mais dependente das revistas de beleza.




É verdade que nós mulheres sempre desejamos ter um homem que fosse cavalheiro, educado, vaidoso e que além de ser super cuidado conosco e amoroso, também tivesse uma boa "pegada". Mas, é verdade também, que parece que os metrossexuais muitas vezes estão "competindo" com as mulheres quando o assunto é vaidade (pois tenho percebido um certo exagero em muitos metrossexuais). Queremos homens vaidosos, cheirosos, depilados, bem arrumados, com bom gosto para o vestir e na escolha de um bom vinho, mas não queremos imaginar que somos lésbicas dormindo com mulheres mais frescas que nós! (desculpe pelo exagero na sinceridade).




Daí pergunto a vocês:
1º O metrossexual é o homem vaidoso que a mulheres desejam e que os homens (não-metrossexuais) aceitam, ou acham que há exagero nessa vaidade masculina?





6 comentários:

  1. Eu particularmente adoro o meu metrossexual...ele é até mais vaidoso do que eu.Se preocupa mais com o corpo e com a pele bem mais do que eu.Não vejo mal algum em homens vaidosos.Assim como nós tomamos os seus lugares no mercado de trabalho,agora eles nos tomam os nossos lugares nos salões de beleza.Apoio todos os homens metrossexuais...mas sem exageros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua resposta ,pois tudo tem limite não è?
      Raquel

      Excluir
  2. eu não posso dizer que é exagero o homem de hoje se cuidar...falo por conta própria eu sou bastante vaidoso uso vários cremes e outros produtos de beleza..além do mais no mundo em que vivemos hoje em que só se fala em beleza exterior pq os homens deveriam ficar de fora???? tem mais é que se cuidar....

    augusto avlis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. podemos seguir a moda,mas sem ultrapassar os limites

      Excluir
  3. o homem não deixa de ser homem porque se cuida. porém tudo tem limite é exagero quando gastam dinheior se cuidando demais. depilação para mim sempre foi e será coisa de mulher. Fazer as unhas, barba, usar uma boa colônia,usar creme faz parte dos cuidados masculinos e não é exagero. isto é o que penso
    Raquel

    ResponderExcluir
  4. Fazer uso de depilação não é exclusividade das mulheres, este pensamento ainda é um retrocesso. Há gosto de mulheres para vários perfis: liso, poucos pêlos, ou bastante. Mas, há homens que também não gostam de pêlos ou muitos. Fazendo uso deste procedimento, o importante é se sentir bem consigo, e não se preocupar com as opiniões alheias.

    ResponderExcluir