sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Fênix...

A fênix é um pássaro que faz parte da mitologia grego e egípcia que quando morria entrava em auto-combustão e com o tempo renascia das próprias cinzas; outra característica da fênix é sua força que a faz transportar em vôo cargas muito pesadas, pois existem lendas que contam que ela chega carregar elefantes.



Teria penas brilhantes, douradas, vermelho-arroxeadas, sendo do tamanho de uma águia ou até mesmo maior, e podia se transformar em uma ave de fogo. Segundo escritores gregos, a fênix viveria exatamente por quinhentos anos, porém outros escritores afirmam que seu ciclo de vida chega aos 97.200 anos. No fianl de cada ciclo de vida, a fênix queimava-se numa pira funerária. A vida londa da fênix e seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.


Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construia uma pira de ramos de sálvia, canela e mirra em cujas chamas morria queimada; mas das cinzas erguia-se então uma nova fênix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis, onde os coloca no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinha o poder de ressuscitar um morto.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário